top of page

'Riscos para a humanidade'; Elon Musk e grupo pedem pausa em ChatGPT e rivais

Atualizado: 10 de mai. de 2023

Dezenas de executivos do setor de tecnologia, entre os quais o dono do Twitter Elon Musk, solicitaram aos laboratórios de inteligência artificial (IA) que interrompam imediatamente o treinamento de sistemas mais poderosos do que o recém-lançado GPT-4, da OpenAI. O pedido está em uma carta aberta divulgada pelo Future of Life Institute.

No documento, iniciado pela organização sem fins lucrativos sediada em Cambridge, nos Estados Unidos, os signatários afirmam que as ferramentas de IA capazes de rivalizar com a inteligência em nível humano representam riscos para a sociedade e a humanidade. Diante disso, sugerem a paralisação dos trabalhos por pelo menos seis meses.

“Os sistemas de IA contemporâneos estão se tornando competitivos em tarefas gerais, e devemos nos perguntar: devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e falsidade?”, questiona a carta. Na sequência, a entidade cita outros perigos ao abusar da tecnologia.



Protocolos de segurança

A pausa no desenvolvimento de novos sistemas de IA generativa sugerida por Musk e os demais executivos deve ser usada para o desenvolvimento e a implementação de protocolos de segurança em relação ao uso da tecnologia. Tais normas precisam ser auditadas e supervisionadas por especialistas independentes, conforme o documento.

Esses protocolos servirão para garantir que os futuros mecanismos de inteligência artificial sejam “seguros além de qualquer dúvida razoável”. Os signatários sugerem ainda que as autoridades governamentais intervenham e instituam uma moratória, caso os laboratórios de IA não paralisem as atividades por vontade própria.

Além do CEO da Tesla e da SpaceX, também assinam a carta aberta o cofundador da Apple, Steve Wozniak, o cofundador do Pinterest, Evan Sharp, o cofundador do Skype, Jaan Tallinn, e o inventor de redes neurais associativas, Jonh J. Hopfield, entre outros executivos e especialistas. O documento e a lista completa de assinaturas estão disponíveis no site do Future of Life Institute.






Posts recentes

Ver tudo

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page