top of page

Comprar um iPhone recondicionado vale a pena?

Você já considerou comprar um iPhone recondicionado? Esses dispositivos estão cada vez mais populares, oferecendo uma alternativa econômica aos modelos novos da Apple. Mas a dúvida que paira sobre a qualidade desses aparelhos deixa muita gente com um pé atrás!

Por isso, antes de investir em um iPhone recondicionado, confira as respostas para as perguntas mais frequentes que surgem no momento da compra do seu próximo aparelho.

Entenda as diferenças entre um iPhone recondicionado e um novo, os riscos envolvidos, a durabilidade e como você pode verificar se um iPhone passou por esse processo. Vamos lá?


Qual a diferença entre iPhone recondicionado e novo?

A principal diferença entre um iPhone recondicionado e um novo está no estado do dispositivo. Um iPhone novo é um produto recém-fabricado vendido em lojas oficiais, enquanto um recondicionado pode ser um dispositivo devolvido dentro do período de garantia, um aparelho que teve algum defeito corrigido ou até mesmo um modelo de exposição.


Os iPhones recondicionados passam por um rigoroso processo de inspeção, limpeza e reparo, se necessário. Eles são testados para garantir que funcionem perfeitamente e, em muitos casos, recebem uma nova bateria e caixa.

A principal diferença é que você pode obter um iPhone recondicionado por uma fração do preço de um novo, sem comprometer a qualidade. No entanto, é importante estar atento às vantagens e desvantagens que cada um pode te oferecer:


iPhone novo

  • Vantagens: garantia completa e suporte técnico da Apple; está na caixa original, com acessórios novos e proteções de fábrica; ciclo de vida mais longo; não tem histórico de uso anterior.

  • Desvantagens: as atualizações entre modelos de iPhone nem sempre justificam o preço elevado.

iPhone recondicionado

  • Vantagens: preço significativamente mais baixo em comparação com um novo; passou por testes rigorosos e manutenção para garantir seu funcionamento adequado; você contribui para a redução do desperdício eletrônico.

  • Desvantagens: a garantia costuma ser menor que a de um iPhone novo; pode incluir peças novas, como bateria ou tela, de qualidade inferior; pode apresentar problemas que não foram detectados na restauração.

Vale ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor assegura a "garantia legal", ainda que a loja não deixa claro na oferta do iPhone recondicionado. O artigo 26 prevê o prazo de 90 dias a partir da data de entrega do produto.


Qual o risco de comprar um iPhone recondicionado?

1- Qualidade variável

A qualidade do recondicionamento pode variar dependendo do vendedor. Alguns podem ser confiáveis, enquanto outros podem não ter padrões de qualidade tão rigorosos quanto o esperado.

2 - Garantia limitada

Embora muitos revendedores ofereçam garantias, elas geralmente são mais curtas do que as garantias de produtos novos da Apple.

3 - Histórico desconhecido

Pelo fato do iPhone ser recondicionado, você não é o primeiro a utilizá-lo. Logo, não se sabe como o iPhone foi usado antes de passar por esse processo de restauração, o que pode afetar sua vida útil.


Quanto tempo dura um iPhone recondicionado?

Em média, um iPhone recondicionado deve durar de 2 a 3 anos, mas isso pode variar. A dificuldade em prever a sua durabilidade se deve a diversas informações que o consumidor nem sempre tem acesso, como o seu estado inicial, a qualidade do recondicionamento e os cuidados posteriores.

Por isso, é essencial pesquisar e escolher a loja e o vendedor com calma e atenção. Eles devem informar claramente o status do dispositivo, se é novo, usado ou recondicionado.

Além disso, certifique-se de que eles tenham boas avaliações de clientes, uma política de garantia abrangente e que o iPhone recondicionado seja certificado pela Apple.


Como saber se o iPhone já foi recondicionado?


Descobrir se um iPhone já foi recondicionado pode ser um desafio. Os modelos que já passaram pelo processo de recondicionamento não são facilmente distinguíveis de dispositivos novos.

Portanto, antes de comprar um iPhone, você pode verificar o número de série do dispositivo diretamente no site da Apple para ver se ele ainda está coberto pela garantia original ou se foi recondicionado.

Outra alternativa é conferir a primeira letra que aparece nos oito dígitos do modelo do aparelho. Assim, é possível identificar:

  • A letra F para aparelho recondicionado ou remanufaturado;

  • A letra M para aparelho novo;

  • A letra N para aparelho de substituição;

  • A letra P para aparelho personalizado.

Ao considerar a compra de um iPhone recondicionado, é essencial pesar os prós e os contras. Embora seja uma opção mais acessível, você deve estar ciente dos riscos e saber como identificar um dispositivo recondicionado para não sair no prejuízo ou ter as expectativas frustradas.



 

Fonte: TecMundo

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page